Profissionais apontam características dos líderes
Uma enquete promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) em seu site mostra que 18,7% dos 1 000 respondentes consideram que seu chefe possui um perfil democrático. Porém, o que chama a atenção no resultado dessa sondagem é o equilíbrio das respostas, pois nenhuma das características apresentadas aos internautas obteve larga vantagem sobre a outra.
Confira os números:
Democrático – 18,7%
Inspirador – 12,6%
Autoritário – 11%
Visionário – 10,6%
Inseguro – 9,7%
Realizador – 9,2%
Controlador – 9,1%
Agregador – 7,1%
Desagregador – 6,3%
Paternalista – 5,6%
Entre os cinco primeiros resultados, dois são de natureza negativa (autoritário e inseguro), e do total de apontamentos, 41,7% ressaltam defeitos dos chefes. Para Elaine Saad, vice-presidente da ABRH-Nacional, os números negativos reforçam o desafio da área de gestão de pessoas no desenvolvimento de líderes. “Tivemos nos últimos anos muitas pessoas assumindo cargos de liderança sem o preparo necessário”, observa Elaine. E é por isso que muitas organizações estão altamente focadas no preparo de seus gestores.
Para os profissionais de recursos humanos, fica o desafio de conscientizar cada líder sobre o impacto que suas características e atitudes causam nos colaboradores e na própria organização. “O papel do RH é atuar como incentivador e facilitador dessa tarefa”, diz Elaine.
fonte: ABRH Nacional